domingo, 28 de fevereiro de 2010

O que dizem os ossos?

A Antropologia Forense não só ajuda ao reconhecimento de um cadáver irreconhecível, como contribui para o estudo dos cadáveres através da análise do seu esqueleto. O esqueleto contém não só a história da vida de uma pessoa como também as circunstâncias da sua morte e pós-morte. Por estas razões é essencial a contribuição desta ciência forense para estudos criminalísticos.

Os ossos são o material mais resistente do corpo humano e o que demora mais a deteriorar-se, "guardando" pistas que podem ser essenciais a uma investigação.

Existem três tipos de fracturas: as antemortem (ocorrem durante a vida), as perimortem (ocorrem aquando da morte) e as postmortem (ocorrem depois da morte). Estas podem ser distinguidas, pois os ossos reagem de maneiras diferentes quando a pessoa está viva e quando esta se encontra morta.

As lesões traumáticas ocorridas em vida são facilmente detectadas porque existe reacção óssea.

A lesão pode dar outras informações importantes como a forma do objecto que a provocou ou a velocidade a que esta foi infligida.

3 comentários:

  1. Eu tinha uma cão, gostava muito dele. Mas ele morreu atropelado por um saxo. O que eu queria saber era se dava para saber de quem é o carro, visto que eu nao tive tempo de lhe ver a matricula. De modo que eu tenho um bocado de osso e gostava que me descobricem quem foi o macafeu que procedeu de tal inconsciente forma!

    Alberto Campos

    ResponderEliminar
  2. Alberto Campos,

    a análise dos ossos não é assim tão linear. Um osso pode não "dizer" nada ou pode, até, "dizer" tudo. Isto depende do que se procura e de que tipo de informações o osso nos pode dar.
    Penso, contudo, que é quase ímpossivel descobrir a matrícula de um carro através de um osso, a marca da matricula só poderia ter ficado marcada na pele... não no osso.
    Espero ter respondido ao seu comentário da melhor forma.

    Cumprimentos
    Meninas das Ciências Forenses

    ResponderEliminar
  3. Oi, eu sou olivia e tenho 13 anos, mais quero muito seguir carreira como uma cientista forense. Tenho uma dúvida muito grande: Que tipo de faculdade preciso fazer e em qual faculdade vale mais apena fazer? (pode me dizer qualquer uma,nos estados unidos, na europa...)

    ResponderEliminar