segunda-feira, 8 de março de 2010

Visita ao Visionarium

Mais uma vez organizámos uma visita, com a finalidade de aprofundarmos os nossos conhecimentos na área das Ciências Forenses e dar um lado mais prático ao nosso projecto.

Nos dias 26 e 27 de Fevereiro participámos na actividade Overnight FVI no Laboratorium do Visionarium. Convidámos mais 13 alunos para participarem nesta actividade.

Contactámos com algumas áreas das Ciências Forenses, nomeadamente com Medicina Legal, Balística, Genética Forense, entre outras.
No dia 26 de Fevereiro, por volta das 19h, deram-nos conta do crime que tinha ocorrido: Sebastião Dias tinha sido baleado no peito e encontrado numa lixeira ilegal embrulhado num tapete.
Até às 12h do dia 27, fizemos o papel de cientistas forenses e fomos responsáveis pela investigação do crime.
Dormimos juntos num dormitório do Visionarium, e certamente que a noite foi passada a pensar "Mas quem será o criminoso?" !





Até ao próximo post! :D

Visita ao Gabinete de Medicina Legal

No passado dia 22 de Fevereiro fomos ao Hospital de Santo André para visitar o Gabinete de Medicina Legal. Aí podemos ver a sala de autópsias e salas onde são arrumados os materiais necessários à realização das mesmas. Também podemos visualizar a sala onde se encontram as arcas frigorificas que permitem a conservação do cadáver a ser autópsiado.

Nesta visita estivemos à conversa com a Dr. Luísa Cortesão que nos respondeu amavelmente a algumas questões. A resposta que mais nos tocou foi a da questão: "Qual o caso que mais a marcou?". A resposta que se seguiu foi sobre um caso que lhe calhou em mão de um bebé que morreu devido à negligência do pai no momento em que este lhe ia dar leite. O pai, por lapso, deixou cair o bebé. Este ficou sujeito a uma pressão emocional muito grande e além disso corria o risco de ir preso. Por isso mentiu e alegou que o filho tinha morrido devido a uma paragem respiratória. No entanto, a autópsia revelou que este tinha morrido devido a uma queda.

Agradecemos aos profissionais que nos proporcionaram esta visita e também à Nancy Curado que nos acompanhou nesta visita.

Obrigada! :D